segunda-feira, 4 de outubro de 2010

04 de Outubro - Dia dos Animais

O dia 04 de outubro é conhecido como o Dia Mundial dos Animais, ou Dia de São Francisco de Assis. A data escolhida é uma homenagem a São Francisco, que é conhecido como protetor dos animais, e que morreu neste dia, no ano de 1226. Em 1979 o Papa João Paulo II o proclamou “Santo Patrono dos Ecologistas”. 
A data serve para nos lembrar dos animais que compartilham o planeta Terra conosco, e por isto mesmo, merecem nosso respeito.
Este dia é comemorado por decisão do Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria, no ano de 1929. Em outubro de 1930 foi comemorado então pela primeira vez. Bem mais tarde, em 1978, a Unesco aprova a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Aqui em Porto Alegre, como todos os anos, o colégio Sevignè realiza a tradicional bênção dos animais, e convida toda a comunidade a participar levando o seu animal de estimação para receber a bênção, que será realizada a partir das 18h no pátio do colégio.

Bênção dos Animais
Local: Colégio Bom Jesus Sévigné
Rua Duque de Caxias, 1.475 - Centro
Porto Alegre - RS
Dia: 4 de outubro
Horário: 18h
Informações: (51) 3225-7499
Tradicionalmente também, a Igreja São Francisco de Assis (Rua São Luis, 607  esquina Rua Domingos Crescêncio  - bairro Santana Porto Alegre) fará a benção dos animais às 15 horas.  Convidam a comunidade a levar seu amigo bicho e participar da caminhada e benção dos animais. É também o momento em que se aproveita para ajudar animais carentes, doando ração para cães e gatos no dia do evento. As doações podem ser entregues na secretaria da Paróquia.

“Se fôssemos animais, passearíamos mais no parque, brincaríamos mais, e principalmente saberíamos como é depender do homem para tudo isso.”


Nenhum comentário: